Micaías, o Profeta fiel
MICAÍAS O PROFETA FIEL E OS 400 PROFETAS DA CASA DO REI ACABE
Segundo o Dicionário da Bíblia John Dawis, MICAÍAS significa “Quem é como o Senhor?”. Foi profeta no reinado de ACABE que quer dizer “irmão de pai” , filho de Onri; sétimo rei de Israel que casou com Jezabel, filha de Etbaal, rei de Tiro, adorador do deus Baal.
O nome do Profeta Micaías aparece no Velho Testamento 24 vezes e em 24 Versículos. Micaías é Filho de INLÁ, a quem Acabe mandou buscar para saber se deveria ou não, marchar contra Ramote de Gileade.
A primeira resposta do Profeta Micaías, combinou com as declarações dos 400 profetas de Baal, que auguravam o bom êxito de Acabe na guerra, mas o fez ironicamente. O rei conjurou-o para que dissesse a verdade. Em nome de Jeová, declarou Micaías que o rei Acabe morreria na batalha. O rei imediatamente deu ordens para que fosse metido na prisão e ali conservado até que voltasse vencedor, para provar a falsidade da sua profecia.
Foi um Profeta de coragem, não omitiu a mensagem que Deus ordenara e falou ao seu rei, contradizendo todos os demais profetas do reino que eram quatrocentos. Segundo a bíblia explicada de S.E.McNair (1983:127) “O que os 400 profetas careciam era honestidade, coragem, conhecimento e lealdade à vontade de Deus”.
Mas estas qualidades só Micaías possuía. Instigado pelo rei Jeosafá, Acabe manda buscar a Micaías da prisão. Este fala primeiro ironicamente, mas em linguagem problemática: “Jeová o entregará nas mãos do rei”. A palavra “o” não está no original. Entretanto o que? E em mão de quem? A voz, atitude e olhar de Micaías, convence Acabe de que o profeta está zombando dele.
I REIS 22:5-38 diz: “Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te, consulta hoje a palavra do SENHOR. Então o rei de Israel reuniu os profetas até quase quatrocentos homens, e disse-lhes: Irei à peleja contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe, porque o SENHOR a entregará na mão do rei”.
JEOSAFA, que significa “O Senhor Julga”, filho de Asa, não acreditou na orientação espiritual dos quatrocentos homens - Profetas de Acabe - e quis saber se havia no reino outro profeta e “Disse, porém, Jeosafá: Não há aqui ainda algum profeta do SENHOR, ao qual possamos consultar? Então disse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao SENHOR; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas só o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim. Então o rei de Israel chamou um oficial, e disse: Traze-me depressa a Micaías, filho de Inlá”.
Esse fato histórico aconteceu pelo ano 890 a.C. O nome do profeta Micaías, não aparece antes desta data, mas a expressão de Acabe no versículo oito nos faz entender que já tinha recebido do mesmo profeta, em tempos passados, mensagens de censura e alerta.
Alguns julgam que nessa ocasião Micaías estivesse na prisão pela sua fidelidade e audácia de falar a verdade. Os profetas de Acabe comiam da mesa do rei e temiam contrariá-lo, falavam sempre para agradar, bajulando-os. Eram contratados pelo rei para assessorá-los com a divina revelação vinda do Senhor.
Mas todos sem exceção, os quase quatrocentos profetas se apresentaram na sessão solene conforme descreve a bíblia a seguir: “E o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados cada um no seu trono, vestidos de trajes reais, na praça, à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam na sua presença. E Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o SENHOR: Com estes ferirás aos sírios, até de todo os consumir. E todos os profetas profetizaram assim, dizendo: Sobe a Ramote de Gileade, e triunfarás, porque o SENHOR a entregará na mão do rei. E o mensageiro que foi chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles, e fala bem”.
É comum nos dias de hoje, obreiros assalariados, proferirem palavras semelhantes ao que o mensageiro que trouxe Micaías na sessão solene, na presença dos dois reis Acabe e Jeosafá para agradar, crescer, valorizar-se, (...).
Os que preservam a integridade moral do seu líder maior são pessoas corajosas, impulsionados pelo Espírito Santo, homens de Deus (profetas) que tem a coragem e a lucidez do Profeta MICAÍAS, filho de INLÁ que falou ao rei o seguinte: “Porém Micaías disse: Vive o SENHOR que o que o SENHOR me disser, isso falarei. E, vindo ele ao rei, o rei lhe disse: Micaías iremos a Ramote de Gileade à peleja, ou deixaremos de ir? E ele lhe disse: Sobe, e serás bem sucedido; porque o SENHOR a entregará na mão do rei. E o rei lhe disse: Até quantas vezes te conjurarei que não me fales senão a verdade em nome do SENHOR? Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o SENHOR: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa. Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que nunca profetizará de mim o que é bom, senão só o que é mal? Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi ao SENHOR assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda. E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim. Agora, pois, eis que o SENHOR pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou o mal contra ti. Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegou, e feriu a Micaías no queixo, e disse: Por onde saiu de mim o Espírito do SENHOR para falar a ti?”.
Infelizmente, nos nossos dias coisas semelhantes aos profetas da casa de Acabe. A mensagem para o líder maior, quase sempre, tem que ser obrigatoriamente de bajulação.
Os liderados para sobreviver e desenvolver o Ministério que Deus tem chamado, orientado para o crescimento do Reino de Deus, se não for pelo caminho da bajulação, da hipocrisia; muitas vezes com o Sagrado do Tesouro do Senhor, é ferido no seu ministério e até com afrontas de palavras, e se apertar o cerco, é capaz de ser ferido no queixo, como fez Zedequias, filho de Quenaaná, batendo no rosto do Profeta Micaías.
O corajoso Micaías continuou, mesmo depois de receber um golpe no queixo com a seguinte pronúncia: “Eis que o verás naquele mesmo dia, quando entrares de câmara em câmara, para te esconderes. Então disse o rei de Israel: Tomai a Micaías, e tornai a levá-lo a Amom, o governador da cidade, e a Joás filho do rei. “E direis: Assim diz o rei: Colocai este homem na casa do cárcere, e sustentai-o com o pão de angústia, e com água de amargura, até que eu venha em paz. E disse Micaías: Se tu voltares em paz, o SENHOR não tem falado por mim. Disse mais: Ouvi, povos todos! Assim o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, subiram a Ramote de Gileade. E disse o rei de Israel a Jeosafá: Eu me disfarçarei, e entrarei na peleja; tu, porém veste as tuas roupas. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entrou na peleja. E o rei da Síria dera ordem aos capitães dos carros, que eram trinta e dois, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno nem contra grande, mas só contra o rei de Israel. Sucedeu que, vendo os capitães dos carros a Jeosafá, disseram eles: Certamente este é o rei de Israel. E chegaram-se a ele, para pelejar com ele; porém Jeosafá gritou. E sucedeu que, vendo os capitães dos carros que não era o rei de Israel, deixaram de segui-lo. Então um homem armou o arco, e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel por entre as fivelas e as couraças; então ele disse ao seu carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido. E a peleja foi crescendo naquele dia, e o rei foi sustentado no carro defronte dos sírios; porém ele morreu à tarde; e o sangue da ferida corria para o fundo do carro. E depois do sol posto passou um pregão pelo exército, dizendo: Cada um para a sua cidade, e cada um para a sua terra! (37) E morreu o rei, e o levaram a Samaria; e sepultaram o rei em Samaria. E, lavando-se o carro no tanque de Samaria, os cães lamberam o seu sangue (ora as prostitutas se lavavam ali), conforme à palavra que o SENHOR tinha falado”.
O que registra I REIS 22:1-35; repete em II CRÔNICAS 18, fica claro que o Ministro ditador terá um fim, humilhante, triste e de consciência atribulada no fim, digo, no momento mais importante de sua vida – a jubilação. Aquele que “sustenta com o pão de angústia, e com água de amargura”, demora, mas chega à hora de receber o desprezo referente às sementes plantadas, é a colheita certa aqui na terra e a diferença do galardão no Tribunal de Cristo – se tiver lá, claro.
S. E. mcNair (1983:127,128) escreveu: – “Que coisa misteriosa e solene é que o Iníquo tenha acesso ao Divino; que possa propor o mal e obter licença para agir! E que coisa terrível é que os que professam ser o povo de Deus e seus profetas possam ser agente do Diabo!”. Micaías não se curvou às benesses do rei. Continuou fiel ao seu Deus. Preso, maltratado a pão e água da amargura, fez uma história de honra e de valor com glória, linda de ser contada por todos e em todo tempo em que existir a humanidade. Vale a pena ser fiel a Deus.
PENSE NISSO, E REFLITA!
|